quarta-feira, 7 de junho de 2017

Escolas participam da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática

     Alunos de escolas públicas e particulares participaram nesta terça-feira (6), da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com o recorde de 53.230 escolas inscritas em todo o Brasil, a 13ª edição da Obmep alcança 99,6% dos municípios do país e terá pela primeira vez a participação de colégios particulares, que somam 4.472 inscritos. Em Rio Negrinho, por orientação da Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas participaram.
     As provas foram diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma com 20 questões de múltipla escolha.
     Dos alunos que participam da primeira fase, 5% passam para a segunda fase, estes selecionados através do maior número de acertos. A segunda fase será discursiva e está marcada para 16 de setembro, na Escola Estadual Manuel da Nóbrega, sendo esta prova, aplicada por professores contratados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.
     As escolas municipais de Rio Negrinho participam da Olimpíada desde a primeira edição. O exame tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no país por meio da formação de professores e alunos.
     Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário