quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rio Negrinho inicia caminhada para a implantação dos Conselhos Escolares

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho está promovendo várias ações visando à implantação do Conselho Escolar no município. O Conselho Escolar é o órgão máximo da gestão escolar e exercerá as funções consultiva, deliberativa, fiscalizadora, mobilizadora e executora nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, articulando os vários segmentos da comunidade escolar e local, tendo em vista a gestão democrática da escola pública e a melhoria da qualidade da educação.

O Conselho Escolar será composto por 7 membros: gestor da escola, um membro da comunidade local, um representante dos professores, um representante dos trabalhadores em educação não docentes, um representante de pais ou responsável legal pelo aluno, um representante dos estudantes, um representante da Associação de Pais e Professores (APP).

A Secretária Anita Meister Raschke explica que conforme as recomendações da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional e Municipal de Educação, no que tange a gestão democrática do ensino público na educação básica, Rio Negrinho inicia o processo de eleição dos Conselhos Escolares nos Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais de Educação Básica e Escola de Jovens e Adultos (Emeja).

Seguindo o cronograma da Secretaria de Educação, as Unidades Escolares estão mobilizando a comunidade escolar e local a participarem do processo para eleição dos membros do Conselho, a que será realizada dia 03 de dezembro de 2015.

Anita reforça que toda comunidade é convidada a participar. Portanto devem procurar a Unidade Escolar mais próxima de sua casa ou a Escola onde o filho estuda para maiores informações sobre o processo! “Todos devem participar a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação e a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e autônomos”, completou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário