quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Educação de Rio Negrinho promove o 2º Festival de Natação

No sábado, 05, a prefeitura e Secretaria de Educação através do Departamento de Práticas Alternativas promoveu o 2ª Festival Municipal de Natação. O evento aconteceu na piscina da Sociedade Musical Rio Negrinho. De acordo com a diretora professora Elaine Martins, o projeto atende hoje 435 anos e está sob a responsabilidade dos professores Diogo Reollon e os estagiários de Educação Física Larissa Alves Martins e Josiel Massaneiro.

O Festival promoveu uma grande confraternização de todos os alunos, pais e professores numa grande integração que tem por objetivo mostrar o trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Natação em Rio Negrinho, que possibilita a prática saudável da modalidade gratuitamente no contraturno das aulas. “A natação é um dos esportes mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas. Sabedores da importância e dos benefícios que está modalidade proporciona, os professores responsáveis pelo projeto buscaram desenvolver durante o ano letivo as habilidades da prática conforme o nível e faixa etária dos alunos”, afirma a diretora.


O Festival é um momento de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, demonstrando tudo o que foi ensinado e aprendido. Os alunos estarão participando de acordo com a sua categoria e estilos de nados e no final todo serão premiados com medalhas de participação e os três melhores tempos de cada categoria receberão mais uma medalha de 1º, 2º e 3º lugar.

 
Os benefícios da Natação para o Desenvolvimento Infantil

Atualmente, o desenvolvimento da personalidade da criança tem merecido uma atenção especial dos pais e professores. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, etc.
Deve-se respeitar o desenvolvimento de habilidades básicas das crianças, pois se isso não for privilegiado é provável que a criança enfrente dificuldades para combinar habilidades de forma mais eficiente e adquirir habilidades mais complexas.

Com certeza, a natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano, bem como ótimo elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação.


Quando falamos em natação e os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência que o processo pedagógico do “ensinar a nadar” deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d’água. Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.
Ao tratarmos da natação infantil, não podemos esquecer de um componente fundamental no processo de aprendizagem: o LÚDICO. A abordagem do lúdico em aulas de natação infantil é essencial, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros. É necessário enfatizar que o lúdico não deve ser inserido nas atividades aquáticas somente como um meio para alcançar determinado objetivo dentro do processo ensino-aprendizagem dos nados. Ele deve estar inserido nas aulas de natação infantil como elemento básico motivador do aprendizado. Além disso, o lúdico estabelece o vínculo entre o professor e o aluno, construindo laços afetivos entre eles e um relacionamento onde a segurança, o conforto e a confiança são peças chaves.

Fundamentado em pesquisa, a natação contribui para um excelente desenvolvimento a nível motor, psíquico e social. É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como capacidade respiratória e sistema cardiovascular; tem papel fundamental na formação da personalidade e inteligência das crianças, além de ser um esporte que não tem idade para começar nem parar de nadar. Os laços afetivos são construídos através do lúdico, proporcionando segurança e conforto nas atividades aquáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário