quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Atividades Conscientizam comunidade escolar sobre a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em comemoração a Semana da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho através do Departamento de Educação Especial, realizou diversas atividades nas escolas visando à conscientização e vivências de situações enfrentadas no dia-a-dia por pessoas com deficiência.


De acordo com a Diretora Cristiane Vaz, durante a semana foram exibidos filmes e realizados trabalhos sobre a inclusão e na sexta-feira, 28, na Escola Municipal de Educação Básica Aurora Siqueira Jablonski, aconteceu o encerramento com a apresentação da peça teatral Chapeuzinho na Cadeirinha de Rodas Vermelha e uma atividade de socialização e vivência entre os alunos das Escolas Municipais de Educação Básicas Frederico Lampe, Aurora, Lucinda, Selma, Henrique Liebl e Ricardo Hoffmann e a aluna cadeirante Marya Fernanda de Oliveira Rodrigues coordenadas pelas professoras da Escolinha de Esportes Paraolímpicos de Joinville Cepinho, instituição na qual Marya Fernanda freqüente semanalmente.


A professora Franciele de Rezendes conta que a socialização iniciou com uma aula de educação física com a turma da Marya Fernanda onde vivenciaram situações com a cadeira de rodas, mostrando que a aluna pode realizar qualquer atividade, porem adaptadas. “Conscientizar as crianças para que olhem para a Marya, não com olhar da deficiência, mas com o olhar do que é potencial. Enxergar não a limitação, mas o que é potencial”, explicou a professora.


No segundo momento, os alunos participaram de uma aula de interação, onde vivenciaram a deficiência visual, através dos olhos vendados. E por ultimo participaram de jogos de basquete em cadeia de rodas e vôlei sentado. “Nosso objetivo foi proporcionar as vivências e promover mudanças de pensamento, quebra de paradigmas e mostrar que independente da pessoa ter deficiência ou não todas são capazes e devemos enxergar o que é potencial”, finaliza Franciele.
No dia 28/08  na parte da noite no auditório do centro de excelência
Evaristo Stoeberl foram entregues aos pais os portfólios da Educação
Especial, referente ao primeiro semestre de 2015. Teve apresentações dos
alunos com Declamações, dança de um Tango e Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário