terça-feira, 10 de março de 2015

Comunidade empenhada na confecção das casquinhas de ovos que vão decorar a osterbaum

São 13 escolas da rede municipal de ensino empenhadas na confecção das casquinhas de ovos de páscoa, e mais os grupos da terceira idade, afinal vão ser pintadas três mil unidades que enfeitarão as árvores de páscoa. Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois os cristãos celebram e adoram o Salvador Jesus Cristo.
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está à frente de todos os trabalhos e garante a colocação dos primeiros enfeites para dia 26 de março. “Todas as peças foram compradas no comércio de Rio Negrinho nada veio de fora, no dia 26 vão ser colocados os primeiros enfeites, além dos coelhos que são fabricados por uma artesã da cidade”, destacou o Secretário Conrado Treml Junior.
O assessor de turismo André Dias visita diariamente as escolas e os grupos da terceira idade para ver a necessidade de materiais e acompanhar o andamento dos trabalhos. “Está tudo dentro dos prazos, vamos ter uma páscoa muito linda em nossa cidade, está tudo ocorrendo bem”, falou André.
Para a artesã Rosani de Borba é uma oportunidade. “Estou montando os coelhos que vão decorar as ruas e praças é uma oportunidade de divulgar meu trabalho. Eu só tenho a agradecer a prefeitura”, falou a artesã que está com nove peças prontas do total de 11 coelhos fabricados de estrutura de metal coberto com tecidos e enchidos de isopor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário