segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Como organizar o lixo é tema de Mostra no CMEI Flor do Campo

O Centro Municipal de Educação Infantil Flor do Campo do bairro Vista Alegre em Rio Negrinho, organizou recentemente sua Mostra de Conhecimento. O objetivo de acordo com a diretora Vânia Pschisky de Oliveira foi conscientizar as crianças e a comunidade sobre como organizar melhor o lixo e mostrar os trabalhos que foram confeccionados em sala de aula. Vânia explica que o projeto já vem sendo desenvolvido desde o início do ano e consiste em motivar a criança a trazer lixo reciclável que pode ser vendido e revertido em brinquedos para o CMEI. “Cada criança recebe uma cartelinha que vai sendo preenchida conforme ela vai trazendo o material reciclável, no final ela recebe um livrinho de presente. Além de conscientizar sobre o uso adequado do lixo, estamos incentivando a leitura”, completou a diretora. 

Com o material recolhido, os alunos confeccionaram os mais diversos trabalhos como sofás, carrinhos decorativo e, pinturas que estavam expostos na mostra. “Manipulando o material, as crianças vão aprendendo novas formas de brincar umas com as outras, já em casa não vão misturar mais o lixo, dessa forma também conscientizando os pais”, disse. De acordo com a diretora, apesar de todo empenho da Escola e do CMEI, ainda é pouca a participação dos pais nesse projeto. “Ao verificar que seu amiguinho ganhou um presente, a criança começa a cobrar mais em casa, fica mais atenta, inclusive chamando a atenção quando o adulto jogo lixo no lugar errado” observou Vânia. 

Para o próximo ano a diretora já anunciou que vai envolver ainda mais a comunidade através de um grande mutirão no bairro. “É importante continuar motivando ainda mais para se adquirir o hábito de reciclar. Através de uma ação mais forte e mais direcionada, vamos conseguir juntar muito lixo no próprio bairro que pode ser reaproveitado”, finalizou Vânia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário