quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO – ANA 2013

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas. Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola. 

Os testes foram construídos tendo como base Matrizes de Referência que contemplam um conjunto delimitado de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ciclo de alfabetização, e que é passível de mensuração em uma avaliação em larga escala. Cada teste é composto por vinte itens. Em Língua Portuguesa, foram aplicados dezessete itens objetivos de múltipla escolha e três itens de produção escrita. No caso da Matemática, foram aplicados vinte itens objetivos de múltipla escolha.

Os itens de produção escrita da ANA demandaram a escrita de duas palavras e uma produção textual. As habilidades avaliadas nos itens de produção escrita da ANA foram
  • Grafar palavras com estrutura silábica canônica;
  • Grafar palavras com estrutura silábica não canônica;
  • Produzir um texto a partir de situação dada.
Para a correção da produção escrita, foi estruturada uma “chave de correção”. Esta “chave” centrou-se na avaliação dos aspectos linguísticos e/ou discursivos das palavras e textos produzidos, considerando aspectos que abrangem desde a aquisição do sistema de escrita até a ampliação da capacidade redacional do aluno. 

Maiores informações:
 Recomendamos a leitura da Nota Explicativa da ANA 2013 e das Notas Técnicas a respeito do perfil de Escolas Similares e do Indicador de Formação Docente, apresentados nos Boletins das Escolas que participaram da Avaliação.

Os documentos estão disponíveis na página do Inep:http://provabrasil.inep.gov.br/ana/resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário