sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Educação promove palestra Altas habilidades

Educação promove palestra Altas habilidades em pauta
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho em parceria com a Escola Municipal de Educação Básica Integral Pe. Cláudio Longen, promove no dia 12 de setembro, sexta-feira às 14h na Câmara Municipal de Vereadores a palestra “Esse aluno é desatento, inquieto, dispersivo ou simplesmente é curioso, inteligente ou superdotado?”, com a Mestre Maria Lúcia Sabatella.

De acordo com a secretária municipal de Educação Anita Meister Raschke, a inteligência, a criatividade, o entusiasmo e as habilidades da criança, constituem os pilares de sua formação e a principal fonte de êxito na aprendizagem. “A palestra vem contribuir muito nesse sentido, daí a importância da participação dos profissionais que diariamente trabalham com a criança, visando o comprometimento com a educação”, disse a secretária.

Sobre a palestrante

Maria Lúcia Prado Sabatella - consultora e pesquisadora, especializada em Educação de Superdotados. É graduada em Música e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba - Brasil. Atua como delegada do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children (Conselho Mundial para Crianças
Superdotadas e Talentosas).

É membro da Federación Iberoamericana del World Council for Gifted and Talented Children (Federação Ibero-Americana do WCGTC), da National Association for Gifted Children, (Associação Nacional para Crianças Superdotadas), do European Council for High Ability(Conselho Europeu para Altas Habilidades) e sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação- CONBRASD.

Frequentemente é convidada para entrevistas sobre Inteligência, Superdotação e Talento em emissoras de rádio e TV. Atua como professora orientadora e docente em cursos de Pós-Graduação participa de seminários e palestras em diversas instituições educacionais e realiza apresentações em
Conferências de âmbito nacional e internacional. Em uma iniciativa pioneira, fundou o Instituto para Otimização da Aprendizagem - INODAP, com a finalidade de estabelecer um padrão de procedimentos para o desenvolvimento do superdotado, que melhor se adapte ao contexto da educação brasileira. A equipe do Instituto, em permanente pesquisa, desenvolveu um processo de identificação e avaliação do potencial da criança, do jovem e do adulto, e oferece alternativas de interação para permitir que os superdotados possam reconhecer e maximizar seu potencial.

Atualmente o Instituto para Otimização da Aprendizagem - INODAP é considerado como referência na área de Educação Especial - Superdotação, inscrito no Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD e comregistro no Conselho Regional de Psicologia sob nº CRP-08-PJ/0218.

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