quarta-feira, 23 de abril de 2014

Projeto Sala Multimídia

O NTM - Núcleo Tecnológico Municipal, juntamente com os monitores de Informática desenvolvem projeto de implantação da sala multimídia.

Este projeto tem a finalidade da implantação da sala multimídia nas escolas e CMEIS do município de Rio Negrinho, onde o grupo de monitores de informática nos encontros de formação continuada mensal estarão buscando informações necessária para a implantação da sala multimídia e disponibilizando materiais de acordo com cada disciplina. Recursos como: vídeos, slides, atividade com musicas, pretendemos contribuir para formação de habilidades, capacidades, conceitos e hábitos de expressar seus conhecimentos de saber, fazer e cria o nível de aprendizagem.

Iniciamos o trabalho realizando uma  pesquisa com 100 Professores da Rede Municipal 



Após a aplicação dos questionários, todo o processo foi avaliado. Através de  relatos pudemos analisar que  TIC –Tecnologia de Informação e Comunicação, pode contribuir para a falta de concentração, que vem sendo um grande problema enfrentado pelos professores.


Apresentação dos dados coletados com os professores

Verificou-se pelo (Gráfico 1), de que os professores utilizam de todas as tecnologias citadas acima,  sendo o rádio o menos utilizado.

Gráfico 1 - Na escola que você leciona quais tecnologias você utiliza nas atividade educativas?
Fonte: Autores (2014)

Observou-se através do (Gráfico 2), que 92 % dos entrevistados sabem utilizar o computador para ajudar na elaboração das suas aulas, 2% não responderam e 1% com dificuldades e 5% não sabe utizar.

Grafico 02_ Você sabe utilizar o computador para ajudar na elaboração de suas aulas?
Gráfico 2 -  Você sabe utilizar o computador para ajudar na elaboração de suas aulas?
Fonte: Autores (2014)

De acordo com o (gráfico 3) , dos itens apresentados o que predominou foi a pesquisa e a busca de atividades na internet.
Gráfico 3 -  Utilizando um computador, o que você procura fazer para ajudar na elaboração de suas aulas?
Fonte: Autor (2014)

Notou-se pelo gráfico abaixo, de que conteúdos e imagens tornam-se mais fáceis de ser assimilados.
Gráfico 4 - Na sua opinião, conteúdo, imagens e vídeo assistidos pela tela de um computador, tornam-se mais fáceis de ser assimilado?
Fonte: Autor (2014)

Constatou-se através do (gráfico 5), que 90% dos entrevistados estão consciente de que a informática tendo princípio na escola ajudará a conquistar  um melhor mercado de trabalho futuramente.
Gráfico 5 - Na sua opinião,  a introdução dos computadores nas escolas, ajudará nosso alunos  a conquistar um melhor mercado de trabalho, futuramente?
Fonte: Autores (2014)

Questionou-se através do (grafico 6), que 100 % dos entrevistados estão cientes, de que a informática faz parte da  vida cotidiana e que a escola pode contribuir muito para que a sociedade consiga acompanhar esta realidade.
Gráfico 6 - Na era de tecnologias, que vivemos, você acha que a escola também é responsável, para melhorar o  uso da informática, na vida cotidiana?
Fonte: Autores (2014)

Evidenciou através do (gráfico 7), que 78% dos entrevistados acham a sala inteligente a melhor posposta para inserir tecnologia para todos os alunos na escola, e somente 28% optaram pelo notebook.
Gráfico 7 - De acordo com a proposta de cada aluno ter seu computador, o que você acha que seria melhor para os alunos?
Fonte: Autores (2014)

No que se refere ao uso adequado da sala informatizada, contatou através do (gráfico 8), que informática e educação se relacionam, e para que isto ocorra, as aulas ministradas no laboratório deve conter assunto que diz respeito ao uso do computador relacionada as disciplinas estudadas.
Gráfico 8 - Para se ter um bom uso da sala informatizada, você acha que as aulas ministradas no laboratório devem conter:
Fonte: Autores (2014)

Constatou através do (gráfico 9), que 94% dos entrevistados acham que o número de computadores que as salas informatizadas oferecem não são suficientes para atender todos os alunos.
Gráfico 9 - Você acha suficiente a quantidade de computadores que as S. I.
Fonte: Autor (2014)

De acordo com o (gráfico 10)  o notebook oferecido para os professores, não deveria ser somente de uso na escola e sim que os professores pudessem levar para casa, para elaboração de suas aulas.
Gráfico 10 - Na sua opinião, o projeto UCA disponibilizará um notebook para os professores, o que você acha interessante?
Fonte: Autores (2014)
De acordo  com a tabela abaixo,  os entrevistados para que o projeto UCA – Um computador por aluno funcione corretamente deverá ter:
 Capacitação para alunos e professores;
Melhoria da infra-estrutura da escola (tomadas, carteiras adequadas, velocidade de internet suficiente)

 Monitor de informática para auxiliar os professores e alunos;
 Assistência e manutenção dos aparelhos

 Professor para orientar os alunos a usar este material;
 Internet de qualidade e controle de acesso.

 Recursos auxiliares como: pen drive, impressora com tinta de qualidades, papéis;
Acesso ao sistema escolar com módulo de acesso para comunidade escolar
Uso dos computadores pelos alunos, somente na escola

Planejamentos e Projetos interessantes para melhorar a aprendizagem do aluno, bem como investir em softwares educacionais e Apostilas virtuais (Material didático digital)


 Conscientização do cuidado e utilização dos materiais

Organização da escola

Tabela 1- Na sua opinião o que deverá ser feito para que o projeto UCA – Um Computador por Aluno,  funcione corretamente.
Fonte: Autores (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário