sexta-feira, 28 de março de 2014

Desfile de aniversário da cidade vai resgatar a história da Música em Rio Negrinho

Desfile de aniversário da cidade vai resgatar a história da Música em Rio Negrinho

A administração municipal através da Secretaria Municipal de Educação está resgatando as tradicionais Bandas Marciais na cidade, através do Departamento de Práticas Alternativas, iniciando um trabalho de base e formação de alunos com as Bandas Marciais professora Selma Teixeira Graboski e professor Ricardo Hoffmann.

Com objetivo de motivar o resgate e o incentivo a música na cidade, o desfile comemorativo ao aniversário de Rio Negrinho neste ano vai enfatizar a importância da música na vida do ser humano em convívio com a sociedade. Para a diretora Elaine Martins, a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

De acordo com Elaine durante o desfile de aniversário serão abordados temas que abrangem a música num contexto geral. “Importância, diversidades musicais e instrumentos com ênfase na história musical e cultural de Rio Negrinho, destacando as Bandas locais que fizeram história no nosso município, começando em 1923 com a formação da primeira Banda Musical de Rio Negrinho, passando por várias Bandas formadas ao longo dos anos, até a atualidade”, revelou Elaine.

Cada Unidade Escolar participante da rede municipal, estadual e particular de Ensino, vai trabalhar algumas das bandas musicais, fanfarras ou bandas marciais que fizeram história em Rio Negrinho. Grandes músicos e maestros também serão homenageados e o desfile culminará com o retorno das Bandas Marciais das Escolas “Selma Teixeira Graboski e Ricardo Hoffmann”.

Elaine explica que no Distrito de Volta Grande, o foco do desfile será a história das bandas e fanfarras locais. “Para abrilhantar ainda mais o desfile no interior estarão participando alunos da Rede Municipal, que estarão envolvidos no “I Festival Escolar de Integração Esportiva” organizado pelo departamento de Práticas Alternativas que vai acontecer no dia 23 de abril em comemoração ao aniversário da cidade”, afirmou a diretora Elaine. A premiação será durante o desfile no Distrito.

Os interessados em participar no desfile comemorativo ao aniversário da cidade: entidades, clubes de serviços, associações de bairros, agremiações esportivas e outros devem entrar em contato com o departamento de práticas alternativas pelo telefone 3644.2953, ou pelo e-mail: pratica@rionegrinho.sc.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário