segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita a Brasilia


     A equipe técnico administrativa pedagógica da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretária Anita Meister Raschke, reuniu-se com o Prefeito Alcides a fim de repassar os resultados da visita a Brasília via Deputado Mauro Mariani.

          A Secretária Municipal de Educação informou que a emenda parlamentar do deputado para a compra dos tablets e notebooks está garantida, porém, antes dessa aquisição, é necessário fazer todo cabeamento, estruturação da parte elétrica, bem como aquisição de mobiliário para carregamento e segurança do equipamento. O montante dessa primeira etapa perfaz um montante de cerca de 1 milhão de reais, custeados com recursos da Educação do município.

      A grande preocupação comum ao Deputado, Prefeito municipal e Secretária de Educação é que esta ação somada às demais que já acontecem nas Unidades Escolares Municipais, venham a contribuir efetivamente na garantia de aprender do aluno. Trata-se de mais uma ferramenta que, agregada às demais no trabalho do professor tem como objetivo elevação dos índices educacionais do município.

            Em visita ao INEP, a equipe foi recebida pelo Diretor de Avaliação do Ensino Básico , Alexandre André dos Santos, que em conversa esclareceu sobre avaliações em larga escala, como a Prova Brasil entre outras, assim como seu impacto nos índices educacionais do município. O principal é o IDEB, calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. Porem esse mecanismo está muito bem amparado. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. 

           No FNDE, Mauro esteve presente com a equipe, acompanhando as ações do PAR – Plano de Ações Articuladas- do município. Fomos contemplados com mais 4 ônibus , mobiliário garantindo acessibilidade de cadeirantes, ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Muitas foram as orientações recebidas buscando melhorar a Educação do município.
“Tudo isso só foi possível graças ao deputado Mauro Mariani -sempre comprometido com a Educação do nosso município- que prontamente agendou contatos, nos recebeu, acompanhou-nos nas visitas e assegurou financeiramente que nada onerasse ao orçamento do município. Somos muito gratos tanto a ele quanto ao Prefeito, pela oportunidade”, ressalta Anita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário